Mutirão de Sinalização e Manejo na Trilha da Gueba

Neste último final de semana a ASSEPAVI esteve realizando mais um evento de Mutirão de Sinalização e Manejo do projeto Caminho da Mata Atlântica em Guabiruba.

O principal objetivo desta atividade era de incluir sinalizações de indicação para entrada na trilha através da estrada principal do Lageado Alto, devido várias solicitações de informações e dúvidas de pessoas que estavam tentando ir conhecer a trilha, já que o local encontra-se sinalizada para ser feito de forma auto-guiada.

Conversando com o moradores locais, foi nítida a percepção deles do aumento de pessoas pela procura do local mas também da frequente dificuldade de localizarem o correto caminho até o ponto aonde iniciam as sinalizações. Acreditamos que com a inserção destas informações teremos uma melhoria e facilidade aos usuários.

Outra situação identificada, é o frequente acesso de veículos motorizados em parte da trilha, que vem gerando alguns danos e também o comprometimento com a segurança, já que estes  circulam em velocidade alta e geram uma grande poluição sonora.

Como são propriedade particulares, eles tem por direito restringir o uso daquela ambiente da forma que desejarem e em comum acordo ficou definido que o local estão permitidos para pedestres e ciclistas, sendo que a trilha é adequada apenas para pedestres. Portanto foi implantado uma placa com indicações desta informação, além de aproveitarmos para incluir dados sobre a trilha como a distância a ser percorrida até o topo do morro ou a distância para fazer a travessia total até a Planície Alta. Solicitamos que seja respeitado a opção dos moradores, para podermos continuar utilizando o local.

Foram adicionadas algumas sinalizações pendentes no caminho e reforçado alguns pontos que sofreram degradação com o tempo, já que a umidade afetou bastante as primeiras sinalizações que foram realizadas na trilha e atualmente utilizamos outro tipo de tinta para as demarcações que possuem uma longevidade maior.

Durante o percurso foram poucos os lixos recolhidos na trilha, o que nos deixou muito contentes pois mesmo com o aumento das visitas ao atrativos há quantidade de lixo reduziu drasticamente o que nos faz acreditar que as pessoas estão se aproximando e cuidando ainda mais da mata.

Nosso tristeza fica apenas pela quantidade de lixo no topo, que embora não tenho aumentado continua se mantendo, e pelos resquícios que se encontravam no local, acreditamos que ainda sejam as mesmos pessoas que frequentavam  anteriormente pelas características do tipo de lixo. Foram retirados somente do cume, dois sacos de 250 litros de lixo com muitas lonas, panelas, talheres, chaleira, vários pão francês que estavam jogados na mata, além dos sinais de fogueira e vários troncos de árvores não nativas.

Aproveitamos nossa visita para gerar novos relatórios de melhoria na trilha, além de catalogar alguns pontos de interesse, atrativos e informações para criação de manual de orientação para trilha. Estes dados sobre a trilha podem ser acessados em nosso site através do menu Trilhas > Guabiruba > Trilha da Gueba ou então através do site da Prefeitura de Guabiruba na Diretoria de Turismo no mapa interativo de atrativos turísticos.

Também foi produzido um vídeo com dicas de como chegar ao atrativo e um pouco da visão do cume deste morro. Este vídeo pode ser visualizado abaixo:

Por: IvoLéo Schmitz
Voluntário ASSEPAVI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: